segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Pimenta e Seus Benefícios

Foto: pimenta dedo-de-moça

A pimenta talvez seja o alimento mais fascinante que o homem já provou.
Embora seu ardor seja muita vezes rejeitado por muitos, a pimenta é o produto culinário mais utilizado no mundo, sendo consumida em todos os continentes. Estima-se que 1/4 da população mundial consome todos os dias um alimento que tenha a pimenta como ingrediente.

O Brasil, até o final de 1990 era o maior produtor de pimentas do mundo. Atualmente esse posto pertence ao México e Índia.

O nome pimenta vem do latim "pigmentum" que significa "matéria corante" e que em espanhol recebeu o nome de Pimenta, sendo hoje conhecida como "especiaria aromática".

Para muitos supersticiosos, a pimenta é coisa do diabo.
Na Itália, antigamente se chamava a pimenta de diavoletto, ou pequeno diabo. Obviamente que isso não é verdade.
A ardência da pimenta é apenas uma defesa maravilhosa que a natureza criou para o fruto, visando a perpetuação da espécie. Por ser a semente facilmente digerida pelos mamíferos, tornando-a inútil para germinação, a defesa encontrada pela natureza foi esse ardor. O interessante é que nos pássaros esse ardor não é sentido. Nem precisaria, já que a semente da pimenta não é digerida pelas aves, sendo liberada no solo juntamente com as fezes.

A pimenta Calabresa, ao contrário do que muitos pensam, não vem da região italiana da Calábria, e tão pouco é uma pimenta em si. Na verdade a pimenta Calabresa é uma mistura de pimentas e sementes desidratadas. No Brasil costuma-se utilizar a pimenta dedo-de-moça para a produção da pimenta calabresa ou "peperoncino" como é conhecida na Itália.
Para se fazer lingüiça Calabresa, utiliza-se a pimenta calabresa. Mais uma vez a Itália nada tem a ver com isso.

Embora muitos acreditem por associação que a pimenta pode irritar o estômago, na verdade ela atua de forma contrária, servindo de protetora para a parede estomacal. Mas atenção: se você tem problemas de úlcera e outras anomalias estomacais, deve antes procurar um médico. Pois nesse caso pode ser ruim se alimentar com pimentas.

A pimenta desde a antiguidade é utilizada como analgésico. Ao contrário do que se imagina, pessoas hipertensas não estão proibidas de comer pimentas. Como ela é vasodilatadora é conhecida também por ser afrodisíaca. Acredita-se que comer 1 ou 2 pimentas malaguetas sem mastigar, apenas engolindo, contribui para combater a esterilidade masculina, estimulando a produção de espermatozóides.

Muitas receitas de dietas para emagrecimento, indicam o uso da pimenta como auxiliar na perda de peso. Cada 6 gramas de pimenta queima cerca de 45 calorias

No caso das hemorróidas, deve-se comer pimenta com cautela. O excesso pode ser bastante prejudicial.


A pimenta malagueta (Capsicum annuum) tem propriedades abrasivas, estimulantes, carminativas e hemostáticas. Muito útil nas hemorragias do estômago (em forma de chá). As suas propriedades terapêuticas são:

• Descongestionante nasal
• Prevenção de coágulos sanguíneos
• Prevenção de ataques cardíacos
• Prevenção de derrame cerebral
• Tratamento de doenças circulatórias
• Analgésico (uma aspirina natural)
• Dissolução de muco dos pulmões
• Redução do colesterol elevado
• Expectorante
• Indutor da termogênese (efeito de transformar parte das calorias dos alimentos em calor).
• Antioxidante
• Anti-séptico
• Bactericida

Receitinha:


Pimenta no azeite de oliva
Ingredientes:
1 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
2 dentes de alho picado
1 colher (chá) de suco de limão
Pimentas selecionadas
Preparo:
Retire as sementes e o talo das pimentas. Frite o alho no azeite até ficar levemente dourado. Coloque as pimentas num vidro de conserva deixando um espaço livre de 2 cm. Aqueça uma xícara de azeite a 300 °C. Enfie o cabo de uma colher no meio das pimentas e abra um buraco. Despeje o azeite quente, lentamente, para evitar que o azeite suba. Complete o pote com azeite até atingir 0,5 cm da boca e tampe bem firme. Deixe esfriar naturalmente. Conserve na geladeira.


Ñ lembro onde encontrei esse textinho... espero q tenham gostado...

Bjs e namastê!


*

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Erika, sou a Luciana, mae da Maria Júlia.
Estou encantada com o seu blog! já está no meus FAVORITOS...
Nossa menina, vc é linda por fora e por dentro hein!!!
Feliz Páscoa!

Anônimo disse...

Te amo tanto minha mulher maravilhosa.
Obrigado por ter entrado na minha vida e por ter me dado uma outra vidinha maravilhosa que é o nosso filho lindão.
Muitos beijos do seu marido que te ama muito.
Leonardo C. Moura